Escolha bem o seu lugar na gôndola e boas vendas!

Em recente pesquisa realizada pelo Prof. Pierre Chandon, do INSEAD, identificou e quantificou a importância de ocupar uma boa a vasta posição na gôndola dos supermercados ou nas páginas das lojas on-line.

Extremamente bem fundamentada, a pesquisa mostra que se a empresa dobra a sua área de visibilidade na gôndola, a percepção do seu produto pelo consumidor aumenta imediatamente em 28%, levando as chances do seu produto ser escolhido aumentarem aproximadamente em 10%.

E caso essa estratégia seja usado em produtos com baixa participação de mercado, o crescimento é ainda maior, levando as chances de venda a aumentarem até 67%!

Isso significa dizer que se sua empresa acaba de lançar um produto e possui duas frentes (unidades de produto) expostas na gôndola ao lado de muitos outros concorrentes, e por alguma razão consegue passar a expor quatro frentes, suas chances reais de venda aumentam mais que 50%.

Mais ainda… a pesquisa confirmou outra pesquisa mais antiga, que afirma que o consumidor espera bons produtos na parte mais elevada das gôndolas. E a menos que você seja uma marca global consolidada, é extremamente importante ser visto na prateleira.

Claro que os supermercados já sabem disso e até cobram para que seu produto ocupe espaços estratégicos nas lojas, mas Chandon afirma que parte dos recursos de marketing devem ser realocados imediatamente, saindo das ações de preferência de marca, como anúncios, por exemplo; migrando para presença de marca. E então caímos no velho dilema da toda empresa que produz para o consumidor final: faço mais barulho para ser lembrado antes, ou chamo atenção no exato minuto da decisão de compra?

A resposta e a decisão são suas!

Quer saber mais? Leia artigo do Prof. Chandon sobre a pesquisa: http://bit.ly/cg8V4D

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